sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fechamento de Black Spaces - Closing Black Spaces with Cosmetic Bonding Procedures


Dentes saudáveis quando estão lado a lado, geralmente possuem um ponto de contato, e acima desse contato, um espaço definido pela anatomia do dente é preenchido por gengiva, que nesta ocasião tem a forma de um triangulo que é chamada de papila. Em algumas situações não raras, a gengiva não preenche totalmente este espaço ou então,por alguma agressão do meio a papila se retrai, formando um espaço escuro entre os dentes.
O primeiro tratamento para este mau é o diagnóstico da causa da retração. Pode ser por maus hábitos de higiene, restaurações mal adaptadas, e força excessiva durante a escovação. A perda de gengiva geralmente está associada a perda óssea e em muitos casos não pode ser revertida totalmente. O tratamento requer uma modificação na forma do dente de maneira que o contato seja levado mais próximo da papila e dessa forma se fecha o espaço, parte com material restaurador e parte com a própria natureza gengival, que se acomoda para aquele espaço.


O material mais conservador e indicado para dentes hígidos (aqueles sem nenhuma restauração) é a Resina composta. Para dentes que já sofreram alguma intervenção ou perda de tecido dentário o material de escolha pode ser a porcelana seja ela em forma de facetas/lâminas ou coroas.
Outra causa para a formação de black spaces/espaços negros é a má posição dentária.É comum encontrar, em algumas situações ,quando existe uma inclinação excessiva das raízes somada à forma do dente a existência deste problema. Nesta situação o problema pode ser resolvido corrigindo a posição dentária pelo uso de aparelhos ortodônticos, que irão reposicionar o dente de forma que a gengiva possa se posicionar corretamente entre os dentes, não havendo necessidade desta forma uma modificação no formato do dente.






No caso mostrado os dentes têm formato triangular, o que torna o preenchimento total do espaço pela gengiva desfavorável, pois o contato dos dentes é muito próximo da incisal (borda) dos dentes. Aliado a esse problema associa-se a perda óssea, devido ao histórico de má higiene observado pela presença de manchas brancas e cárie crônica nos dentes anteriores. O tratamento proposto foi inicialmente o clareamento dental caseiro, objetivando o alcance da cor desejada pelo paciente (uma das queixas iniciais); posterior a isso, a realização do fechamento dos "Black Spaces", com modificação da forma dos dentes, aumento da incisal dos dentes centrais e tratamento restaurador das cáries crônicas.

O resultado obtido foi extremamente favorável pois além de se alcançar a saúde das estrutuas dentárias foi possível recuperar a estética com naturalidade.





ARAÚJO&GINGER
Odontologia Estética e Ortodontia

3 comentários:

Unknown disse...

Uso aparelho há 3 meses para fechamento de diastema e meus dentes já estão encostados, porém ficou entre alguns deles esses malditos “triângulos negros”.
Posso procurar o dentista para fazer a reanatomização e fechamento desses triângulos negros? Ou terei de esperar a conclusão do tratamento ortodôntico?

Italo Leal disse...

O ideal é qie você aguarde o término do tratamento ortodôntico pra só então dar início ao procedimento. Porque entre outras o aparelho ainda está fazendo força naquela região, e para melhores resultados o ideal é que finalize primeiro o ortodôntico msm.

Unknown disse...

Uso aparelho a 2 anos e 5 meses e tenho também esse espaço chato no dente odeio isso

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Coupons